segunda-feira, 25 de janeiro de 2021


Estudo sobre A Oração.

“A Oração”

 I- INTRODUÇÃO 
 Quando oramos falamos com Deus, e quando lemos a Bíblia é Deus quem está falando conosco, o crente que quer viver na presença de Deus, precisa ter uma vida de oração. A oração é o alimento vital para nossa vida espiritual. Por esta razão a Bíblia recomenda que devemos orar sem cessar - 1 Ts 5.17. A oração é importantíssima por que através dela nós podemos entrar em comunhão com Deus e tornar as nossas necessidades conhecidas, o que é ainda mais importante. 

DEFINIÇÃO 
Oração é a apresentação de nossas petições a Deus, solicitando-lhe coisas que estejam de acordo com sua vontade em nome de Jesus Cristo, com a confissão de nossos pecados, agradecemos e reconhecemos suas misericórdias. Orar é: clamar ( Jr 33.3 ) pedir ( Lc. 11.9 ) e sobre tudo, manter comunhão com Deus. 

II PORQUE DEVEMOS ORAR 
1- Porque Jesus orou. Ele, embora tendo comunhão ininterrupta com o Pai, viveu constantemente em oração aqui na terra e ainda hoje ora por nós - Hb 7.25. 2- Porque a primeira igreja orava – Atos 2.42 – Mc 11.24. 3- Para não cairmos em tentação – Mt 26.41. 4- Para recebermos o poder do Espírito Santo para fazer a obra de Deus - Atos 4.31. 

III– COMO DEVEMOS ORAR 
1- Em nome de Jesus – Jo 14.13,14 Devemos orar ao Pai, em nome do Filho, porque foi Ele quem abriu o caminho à Deus - João 14.6 - e Ele também é nosso mediador - 1 Tm 2.5 2- De acordo com a vontade de Deus – 1 João 5.14 3- Com humildade – 2 Cr 7.14 Este é o primeiro passo para uma oração proveitosa. 4- Com confiança – Tg 1.6,7 5- Com perseverança – Rm 12.12 6- Com inteligência – Tg 4.3 7- Especificadamente – Atos 4.29,30 8- Obedientemente – Salmos 66.18 

IV – OS CINCO ASPECTOS DA ORAÇÃO 
Como já sabemos a oração não tem por única finalidade pedir coisas, mas devemos também procurar a: adoração, a confissão, ações de graça, intercessão e petições. 
1- Culto, adoração louvor a Deus – Salmos 93 Ao dobrarmos os joelhos, a primeira coisa que devemos fazer é cultuar, glorificar, adorar a Deus. No livro de salmos encontramos muitos exemplos de orações deste tipo. Quando vamos orar e não temos inspiração suficiente para iniciar bem, é bom ler alguns destes Salmos para receber inspiração. 

2- Confissão – Salmos 51. 1-7 Muitas vezes não conseguimos orar ou não obtemos resposta da oração, porque às vezes temos um pecado encoberto, isto é um pecado não confessado. E por maior que nos pareça ser um pecado, depois que o confessamos sinceramente ao Senhor, não podemos duvidar do perdão que Ele nos oferece mediante o seu sangue purificador. Sua palavra é fiel e nos promete o perdão se confessarmos o pecado – 1 João 1.7-9. Às vezes não sentimos o perdão imediatamente, mas mesmo assim não podemos duvidar, pois nossos sentimentos falham e nós precisamos nesta ocasião ter fé para agradecer a Deus pelo perdão concedido, embora não o sintamos imediatamente. Isto acontece às vezes por influência de nossa consciência até então oprimida pela culpa; às vezes é um ardil de Satanás para nos confundir e roubar nossa alegria advinda do perdão. Pode acontecer que um pecado oculto até mesmo para nós, esteja impedindo as nossas orações. Neste caso, após fazer um exame de consciência e não encontrar nem um pecado a confessar então devemos orar como Davi no Salmo 19.12 pedindo a purificação para este pecado desconhecido até mesmo para nós. Não é sinal de humildade orarmos assim: “Senhor perdoa a multidão dos meus pecados”, pois a verdadeira confissão é aquela feita devagar, quando o penitente enfrenta de frente o seu pecado e expõe com detalhes tudo o que ele falou, pensou ou fez de errado. Daí então podemos contar e pedir a misericórdia de Deus para nos perdoar. Quando pecamos, cometemos um pecado por vez, então devemos confessá-los um de cada vez também. 

3- Ações de Graça ou agradecimentos – Fl 4.6 – 1 Ts 5.18 Logo após a confissão, devemos agradecer a Deus pelas pequenas e pelas grandes bênçãos que Ele nos dá quotidianamente. E isto deve ser feito de forma muito específica também, como por exemplo: nossa salvação, dons, igreja, emprego, saúde, lar, alimento, ar que respiramos, etc. É importante quando o crente tem coragem de agradecer a Deus pelas lutas, fracassos, problemas, aflições e doenças, reconhecendo que todas estas coisas são da vontade de Deus. Não custa dizer um muito obrigado ao Senhor por tudo que nos advêm de sua mão.

4- Intercessão – Atos 12.5 Intercessão é a oração feita em favor dos outros. É nesta hora que o crente mostra o seu amor cristão, intercedendo pelos irmãos na fé e pelas almas perdidas. É bom uma lista de nomes das pessoas pelas quais queremos orar afim de não nos esquecermos. Muitas vezes Jesus orou pelos seus discípulos – João 17.15,20 – Lc 22.31,32. Samuel preocupava-se muito pela intercessão, que julgava estar cometendo um pecado contra Deus se deixasse de orar pelo povo – 1 Samuel 12.23. Jó foi grandemente abençoado enquanto se preocupava em orar pelos seus inimigos – Jó 42.10. 

5- Petições -   Esta é a oração pessoal e deve ser feita em último lugar. O crente que não é egoísta visa primeiro a glória de Deus, depois o bem estar do seu próximo e finalmente o seu próprio bem. Muitas vezes nos ajoelhamos carregados de pesares e quando chegamos na hora de fazer nossas petições pessoais já não sentimos mais necessidades, pois nossa alma já se encontra saciada. As vezes não recebemos algo porque não sabemos pedir ou pedimos coisas desnecessárias – Tg 4.3. Paulo nos exorta a buscar as bênçãos espirituais, em primeiro lugar - Cl 3.1,2, embora podemos orar por tudo aquilo que é necessário para o nosso bem estar: físico e espiritual – Mt 17.11 ; 6.11 Nada é demasiadamente grande ou insignificante para Deus. Devemos levar tudo á Ele em oração.
 
V – OS INIMIGOS DA ORAÇÃO 
O diabo usa muitas armas para paralisar as asas da oração do crente. 
1- Cansaço – Isaías 40.29,31 é na oração que nós encontramos o verdadeiro descanso. 
2- Distração – Para impedir que nossos pensamentos fiquem divagando na oração, devemos orar em voz alta - Salmos 55.16,17. 
3- Intranqüilidade interior - Que pode ter se originado por um pecado, nervosismo ou incredulidade, mas isto não pode impedir nossas orações, pelo contrário, esta intranqüilidade deve ser transformada em paz na oração - Sl. 55.23 – Sl 42.11. 
4- Pressa – Se a pressa é acusada pelos muitos afazeres, a única solução é demorar-se em oração. Quanto mais tempo gastamos com o Senhor, mais Ele nos abençoará e multiplicará nosso tempo. Parece algo fora de lógica, mas esta tem sido a experiência de muitos crentes - Ec 8.3 ; Isaías 55.2,3ª 
5- Desânimo – Seja qual for a causa do nosso desânimo: fraquezas, derrotas, situações tristes, não devemos deixar de orar. 2 Co 4.8, esta era a experiência de Paulo por isso ele orava. - Isaías 35.3,4 diz ... “Fortalecei os joelhos trementes...” A única forma de afastar o desânimo; é a oração sincera. Devemos abrir o coração e derramar a nossa alma diante do Senhor, invocando a sua ajuda. Devemos lembrar que Satanás não quer que oremos, mas a vontade de Deus é que oremos. 
6- Indolência – Esta arma é maliciosa, pois é a arma da carne, da impotência humana. O crente tenta orar, mas é difícil e as palavras não saem, pois a carne não consegue orar. A solução para a indolência é orar com a Bíblia aberta, lendo em voz alta as promessas que falam da oração - Mt. 7.7. 7- Pecado – Ódio, mentira e desobediência são os principais pecados que impedem a oração: a) Ódio - Isaias 1.15. Não é preciso matar alguém para ter as mãos manchadas de sangue - 1 João 3.15, ódio contra qualquer pessoa fecha as portas para a oração e a solução é humilhar-se e reconciliar-se com tal pessoa. b) Mentira – Isaías 59.3. O espírito de tagarelice e fofoca nos coloca em situação difícil diante de Deus, porque às vezes prejudicamos a reputação de alguém dizendo coisas que ouvimos que não é verdade. A solução para tal pecado é nos retratarmos diante da pessoa, pedindo-lhe perdão. Após nos arrependermos do pecado da nossa língua então conseguimos orar. c) Desobediência – Provérbios 28.9. A lei é a Palavra de Deus, e o que não a ouve, isto quer dizer: o que não concorda com a obediência, Deus não aceita a oração - 1 João 3.22. Quando guardamos seus mandamentos e o agradamos, então tudo o que pedimos será feito - Jo 15.7 Nada, nem mesmo lágrimas substituem o valor da obediência diante de Deus - 1 Samuel 15-22. 

CONCLUSÃO 
É importante que na oração, Deus deseja falar conosco, se nós lhe dermos oportunidade. Há ocasiões que após pedirmos algo a Deus, devemos parar de orar e aguardar em silêncio alguns momentos para tentarmos ouvir a voz do Senhor que através do Espírito Santo poderá comunicar a resposta da oração através da nossa própria consciência imediatamente. Deus tem três formas de responder às orações: sim, não e espere. A oração é a alavanca que move o braço de Deus é a chave que abre os seus tesouros. A oração não é somente um privilégio nosso, mas também um dever. A negligência em orar, é desobediência que desagrada a Deus. O crente não pode se descuidar da oração, porque muita oração, muito poder, pouca oração, pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder. 

Gostou do Estudo Biblico?
Gostaria de receber em seu email?
envie uma mensagem para Mauricio@gospelmixsp.com

curta e compartilhe!


Fonte: Livro do Dinc (departamento de integração do novo convertido)
 

2 comentários:

  1. Estudos maravilhosissimos!
    Deus continue abençoando e protegendo essa grande Emissora. Eu desejo receber vários estudos,sou um dos pastores na IGREJA BATISTA ESPERANÇA EM ITABUNA _ BA.
    Sou grato a Deus por vocês existir

    ResponderExcluir